Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2005 - 08h16

João Paulo 2º aparece na janela de hospital e abençoa fiéis

Publicidade

da Folha Online

A exemplo do que fez no fim de semana passado, o papa João Paulo 2º apareceu neste domingo na janela de seu quarto na Policlínica Gemelli, em Roma, e abençoou os fiéis que acompanharam a benção do Angelus, tradicionalmente celebrada aos domingos.

Essa foi a segunda vez em 26 anos que o papa não leu o Angelus --a primeira foi há uma semana. Ela foi apresentada na Praça San Pedro pelo cardeal argentino Leonardo Sandri, que antes leu mensagem do papa agradecendo aos "judeus e muçulmanos" que vêm rezando por sua saúde. A oração foi acompanhada por João Paulo de dentro do hospital, cujas imagens foram transmitidas à multidão por um telão.

"Desejo manifestar um agradecimento especial aos crentes de outras religiões, particularmente aos judeus e muçulmanos. Alguns deles manifestaram a vontade de se aproximar para rezar no hospital. (...) É um sinal que me reconforta", afirmou João Paulo na mensagem lida por Sandri.

Do hospital, o papa apareceu vestindo sua tradicional bata branca, sentado em uma cadeira e rodeado por assessores e médicos. Ele parecia cansado, mas estava alerta. João Paulo movia os lábios para acompanhar a oração e fez o sinal da cruz.

Em seguida, ele foi levado, de cadeira de rodas, para a janela de seu quarto no 10º andar da Clínica Gemelli. Ele abençoou a multidão diversas vezes e acenou para os fiéis.

Saúde

João Paulo 2º faz exercícios de fala e respiração, prejudicadas devido à traqueostomia (intervenção cirúrgica para facilitara respiração) realizada no dia 24 de fevereiro, quando voltou a ser internado após ter uma recaída dos sintomas de sua gripe.

O estado do papa, de 84 anos, agravou-se no início do mês passado, quando foi levado às pressas ao hospital Gemelli no dia 1º de fevereiro, onde ficou dez dias internado para se tratar de uma laringotraqueíte [inflamação da laringe e da traquéia] e de crises de laringoespasmos [fechamento da laringe que impede a passagem do ar para o pulmões, dificultando a respiração]. O papa sofre também do mal de Parkinson.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Erramos: João Paulo 2º aparece na janela de hospital e abençoa fiéis
  • Entenda o que é traqueostomia
  • Saiba mais sobre a saúde do papa João Paulo 2º

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2°
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página