Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2005 - 02h31

Bolivianos vão às ruas pedir que presidente não renuncie

Publicidade

da Folha Online

Bolivianos tomaram as ruas de La Paz para pedir que o presidente Carlos Mesa desista da sua renúncia. As demonstrações de apoio aconteceram momentos depois de o presidente anunciar a decisão de apresentar sua demissão ao Congresso nesta segunda-feira.

Do balcão do Palácio do Governo, Mesa agradeceu o apoio segurando a bandeira da Bolívia. Ele estava acompanhado do ministro da Presidência, Josí Galindo, e do Interior, Saúl Lara.

Os manifestantes eram, em sua maioria, mulheres e jovens, que gritavam "o povo está contigo".

O ex-presidente social-democrata, Jaime Paz Zamora, cujo partido representa a terceira força parlamentar, manifestou-se a favor da continuidade, assim como o líder populista Manfred Reyes Villa.

Já o líder opositor de esquerda, Evo Morales, afirmou que a renúncia seria uma chantagem para que Mesa não tenha de mudar a situação do país.

O governo de Mesa enfrentava uma grave crise social e conflitos com o Congresso. O presidente afirmou que não estaria disposto a seguir com a "comédia vergonhosa" pela qual passa a Bolívia, referindo-se às pressões dos sindicatos.

Nas últimas semanas, o governo de Mesa vinha sendo pressionado por protestos feitos em toda a Bolívia por organizações políticas e sociais que, segundo ele, estariam "bloqueando o país". As organizações sindicais convocaram para esta segunda-feira novas mobilizações contra o governo.

Mesa assumiu o poder em outubro de 2003, quando era vice-presidente de Gonzalo Sanchez de Lozada, cuja renúncia se deu após a morte de dezenas de pessoas em violentas revoltas populares.

A constituição boliviana prevê que, em caso da ausência de vice-presidente, o presidente do Senado, que atualmente é Hormando Vaca Díez, assuma o poder. O mandato de Mesa deveria se concluir em agosto de 2007.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Presidente da Bolívia pede renúncia do cargo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise na Bolívia
  • Leia o que já foi publicado sobre Carlos Mesa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página