Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2005 - 10h12

Vaticano já cogita participação do papa na Páscoa

Publicidade

da Folha Online

O papa João Paulo 2º, 84, poderá receber alta do hospital Gemelli [Roma] para celebrar a Semana Santa que começa no próximo dia 20, e a Páscoa, afirmou nesta segunda-feira o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls. O sumo pontífice está internado desde o dia 24 de fevereiro, por causa de complicações no sistema respiratório, tendo sido submetido a uma traqueostomia.

"Eu penso que o papa estará aqui para a Semana Santa, certamente", afirmou o porta-voz, durante a divulgação do último boletim médico sobre a saúde do papa.

Os médicos recomendaram ao sumo pontífice que não use sua voz nos próximos dias, para que a recuperação da traqueostomia seja completa. Segundo Navarro-Valls, a equipe médica ainda não decidiu quando o tubo inserido na garganta do papa será removido.

O estado de João Paulo 2º se agravou no início do mês passado, quando foi levado às pressas ao mesmo hospital no dia 1º de fevereiro. Após ficar dez dias internado para se tratar de uma laringotraqueíte [inflamação da laringe e da traquéia] e de crises de laringoespasmos [fechamento da laringe que impede a passagem do ar para o pulmões, dificultando a respiração], o papa, que sofre também do mal de Parkinson, recebeu alta, mas acabou sofrendo uma recaída e voltou a ser internado.

Neste domingo, o papa fez uma aparição na janela de sua suíte no 10º andar do hospital Gemelli, a exemplo do ocorrido na semana passada, e abençoou os fiéis que estavam em frente ao hospital.

O próximo boletim médico do papa será divulgado nesta quinta-feira, às 12h30 [8h30 de Brasília].

Boletim

De acordo com o boletim médico divulgado nesta segunda-feira, as condições gerais de saúde do papa continuam melhorando, o que o permite passar longos períodos do dia sentado em uma poltrona.

Não houve nenhuma complicação da saúde do papa, que se recupera "continuamente". Ele tem falado, e feito exercícios diários de reabilitação para voz e respiração.

A recomendação médica para o pouco uso da voz deverá ajudar na recuperação mais rápida das funções da laringe, segundo o informe médico.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre a saúde do papa João Paulo 2º
  • Leia íntegra do boletim médico sobre o papa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página