Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2005 - 18h42

Tchetchenos prometem seguir luta contra Rússia após morte de líder

Publicidade

da Folha Online

Líderes rebeldes tchetchenos prometeram continuar a lutar contra a Rússia após a morte do líder Aslan Maskhadov.

Akhmed Zakayev, o maior enviado de Maskhadov ao Ocidente, disse à agência de notícias Reuters que os rebeldes vão nomear um sucessor para o líder morto nos próximos dias.

"É uma grande perda, mas não é uma morte que vai nos destruir, como Putin [o presidente Vladimir] pensa", afirmou Zakayev.

Maskhadov era o parceiro preferido de Moscou para negociações de paz durante os dez primeiros anos de conflito, mas Putin se recusou a conversar com os rebeldes desde o reinício da violência, em 1999, depois de uma trégua fracassada.

"Aslan Maskhadov era verdadeiramente um líder para o povo tchetcheno, e ele cumpriu sua tarefa para o povo tchetcheno até o fim. Ele morreu heroicamente em uma batalha desigual", disse Zakayev.

Zakayev sugeriu atos de violência de retaliação à morte do líder tchetcheno. "Aslan Maskhadov será mais perigoso para o Kremlin na morte que ele jamais poderia ter sido em vida, quando ele estava pedindo uma diálogo pacífico", afirmou.

Zakayev disse ainda que os rebeldes vão escolher o sucessor de Maskhadov em breve.

"O comitê [tchetcheno] tem o poder de nomear o sucessor de Maskhadov e a decisão será legitimada até que eleições ocorram. O anúncio será feito nos próximos dias", afirmou, sem dar detalhes sobre quando e onde o grupo deve se reunir.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Rússia anuncia morte de líder separatista tchetcheno

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Aslan Maskhadov
  • Leia o que já foi publicado sobre a Tchetchênia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página