Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2005 - 21h10

Presidente iraniano visita Venezuela para fechar acordos

Publicidade

da France Presse, em Caracas

O presidente do Irã, Mohammad Khatami, inicia nesta quinta-feira uma visita oficial de três dias a Venezuela durante a qual deverá concretizar acordos importantes sobre energia entre os gigantes petroleiros.

O encontro de Khatami com seu colega venezuelano, Hugo Chávez, ocorre a seis dias da reunião ministerial da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) no Irã e em meio ao agravamento das relações entre Caracas e Washington.

Nesta quinta-feira, os preços do petróleo registraram uma ligeira baixa depois de ter superado na véspera recordes históricos em Londres e se aproximado de seu valor mais alto em Nova York, empurrados por uma extraordinária demanda.

Na agenda, o presidente tem uma reunião com a comunidade iraniana que vive na Venezuela marcada para esta noite.

Amanhã, o presidente iraniano deverá se reunir com Chávez no palácio presidencial Miraflores para assinar acordos sobre petróleo, gás, petroquímica, construção e agricultura. À tarde, Khatami deverá participar de uma sessão especial na Assembléia Nacional (legislativo), onde fará um discurso.

O governo do presidente Hugo Chávez vem estreitando suas relações com seu sócio na Opep desde que chegou ao poder, em fevereiro de 1999.

Chávez viajou várias vezes ao Irã e Khatami visita pela terceira vez o país latino-americano. A primeira foi para participar na cúpula de presidente da Opep em setembro de 2000 em Caracas. Depois, voltou para a cúpula do Grupo dos 15 em 2004.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Mohammad Khatami
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página