Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2005 - 15h46

Presidente da Venezuela declara apoio a programa nuclear iraniano

Publicidade

da Folha Online

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, expressou nesta sexta-feira seu apoio ao programa nuclear iraniano, ao qual os Estados Unidos e países da Europa se opõem.

"O Irã tem todo o direito do mundo de desenvolver suas própria energia nuclear, como fazem outros países", disse Chávez ao líder iraniano, Mohammad Khatami, que visita a Venezuela. "Vocês podem contar com nosso apoio, afeição e solidariedade contra as ameaças do governo americano", afirmou Chávez, depois da assinatura de mais de 20 acordos bilaterais de cooperação.

Nas últimas semanas, o socialista Chávez acirrou sua retórica anti-americana e fortaleceu tratados de cooperação com países como a China, a Rússia e a Índia, como parte de uma estratégia declarada de combate ao que ele chama de "hegemonia americana no mundo".

Khatami também afirmou que os dois países irão resistir contra "qualquer agressão" mas não mencionou diretamente a questão nuclear ou os Estados Unidos.

O Irã vem resistindo à forte pressão de Washington e da União Européia (UE) para eliminar partes de seu programa nuclear, como o enriquecimento de urânio. Os Estados Unidos acusam o país de trabalhar secretamente para produzir armas nucleares, mas Teerã afirma que o programa tem caráter pacífico.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Erramos: Presidente da Venezuela declara apoio a programa nuclear iraniano

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o programa nuclear iraniano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página