Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2005 - 12h50

Carros-bomba matam 5 e ferem 11 a um dia da posse do Parlamento

Publicidade

da Folha Online

Três carros-bomba explodiram nesta terça-feira em Bagdá, capital iraquiana, deixando ao menos cinco mortos e mais de 11 feridos, segundo informações da polícia. Os ataques acontecem um dia antes da primeira reunião oficial da Assembléia Nacional transitória do Iraque, eleita em 30 de janeiro.

O primeiro carro-bomba explodiu próximo a um comboio do Exército americano, em uma rua perto da avenida que leva ao aeroporto internacional de Bagdá, afirmou o capitão Thamir Talib. Quatro civis morreram e sete ficaram feridos, incluindo dois policiais iraquianos.

Quando soldados do Exército americano chegaram para isolar a área, outro carro-bomba explodiu, ferindo mais soldados, segundo testemunhas. Um veículo de guerra americano foi totalmente destruído e carros de civis estavam em chamas.

Depois, outro carro-bomba explodiu a nordeste de Bagdá, matando uma criança e ferindo ao menos quatro pessoas, incluindo um membro das forças de segurança iraquianas, segundo o coronel Muhanad Sadoun. O suicida tentou se chocar contra uma patrulha iraquiana, mas acabou colidindo com uma árvore.

Assembléia

Xiitas e curdos --que detêm a maioria dos 275 assentos na Assembléia Nacional-- concordaram em iniciar os trabalhos nesta quarta-feira. Na semana passada, a Aliança do Iraque Unido (xiitas, que obtiveram 140 lugares) e a coalizão curda (que ficou com 75 assentos) decidiram apoiar o Partido Dawa, e seu líder Ibrahim al Jaafari para o cargo de premiê.

Em terceiro lugar, ocupando 40 cadeiras da Assembléia, ficou o partido do premiê interino do Iraque, Iyad Allawi, com quem xiitas e curdos tentarão um acordo.

O movimento político poderá levar Jabal Talabani, líder da União Patriótica do Curdistão, à Presidência do país. Ele seria o primeiro curdo a ocupar o cargo.

Segundo a agência de notícias Associated Press, representantes xiitas e curdos também devem procurar as lideranças sunitas para estabelecer o nome do líder da Assembléia Nacional, ainda nesta terça-feira.

A segurança na Zona Verde [complexo superprotegido que comporta casas de membros do governo iraquiano, além das embaixadas americana e britânica], onde deve acontecer a primeira reunião da Assembléia, foi reforçada nesta terça-feira.

Soldados

Dois marines americanos morreram nesta segunda-feira em decorrência de ataques rebeldes na Província de Al Anbar (oeste do país), que abriga as cidades de Fallujah, Ramadi e Qaim, consideradas bastiões rebeldes da insurgência sunita.

Ao sul, um soldado italiano morreu durante um treino na cidade de Nassiriah.

O militar, que não teve sua identidade revelada, foi enviado a um hospital militar no Kuait. A Itália mantém um contigente de 3.000 soldados na região.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  • Leia o que já foi publicado sobre a Assembléia Nacional iraquiana
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página