Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2005 - 16h13

Berlusconi diz que vai reduzir soldados no Iraque

Publicidade

da Folha Online

O premiê Silvio Berlusconi afirmou nesta terça-feira que a Itália vai começar a reduzir seus soldados no Iraque a partir de setembro, segundo informações de agências de notícias italianas.

De acordo com o premiê, a retirada de soldados italianos "vai depender da capacidade de o governo iraquiano dar a si próprio estruturas de segurança aceitáveis".

A Itália tem cerca de 3.000 soldados no Iraque e o premiê italiano é um dos grandes aliados do governo de George W. Bush, que lidera as forças multinacionais.

No dia 4 de março, o agente secreto Nicola Calipari foi morto por disparos de soldados americanos quando seguia de carro para o Aeroporto de Bagdá, após obter a libertação da jornalista italiana Giuliana Sgrena, mantida como refém durante um mês no Iraque. Berlusconi não disse se há relação entre a retirada dos soldados e a morte de Calipari.

No início deste mês, a Ucrânia anunciou que vai retirar seus 1.650 soldados do Iraque em três etapas, entre meados de março e outubro.

No dia 11, foi a vez de o ministro da Defesa da Polônia, Jerzy Szmajdzinski, declarar que reduzirá seu contingente no Iraque a partir de julho, sem especificar o número exato de soldados.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre soldados italianos no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página