Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2005 - 20h16

Abbas pede a Israel respeito aos compromissos de cessar-fogo

Publicidade

da France Presse, no Cairo

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, pediu a Israel que respeite os compromissos assumidos na reunião de Sharm el Sheikh, em 8 de fevereiro, ao abrir nesta terça-feira no Cairo o diálogo entre diferentes grupos palestinos.

Os chefes de 13 organizações palestinas iniciaram hoje um encontro de cinco dias para discutir a suspensão dos ataques contra Israel.

"Pedimos a Israel que aplique os compromissos de Sharm el Sheikh e advertimos contra qualquer rodeio, já que será impossível aplicar nossos compromissos de maneira unilateral", disse Abbas aos representantes dos 13 grupos palestinos.

O dirigente palestino afirmou que "a situação continua sem mudanças, especialmente no que diz respeito às colônias, à construção do muro de separação racista e ao prosseguimento do bloqueio".

Entre os compromissos israelenses figuram a restituição de cinco cidades palestinas, a libertação de prisioneiros palestinos e um cessar-fogo.

Abbas destacou também "a necessidade de retomar o processo político [com Israel] e de passar rapidamente às negociações sobre uma solução definitiva visando acabar com a ocupação israelense em todos os territórios invadidos em 1967".

Abbas pediu ainda que os palestinos evitem interferir nos assuntos internos libaneses "pelo respeito que devemos ao Estado libanês". Atualmente, cerca de 400 mil refugiados palestinos vivem no Líbano.

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre o cessar-fogo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página