Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2005 - 10h12

Curdos e xiitas retomam formação do futuro governo iraquiano

Publicidade

da France Presse, em Bagdá

Os negociadores iraquianos, xiitas e curdos, reúnem-se nesta quinta-feira em Bagdá (capital do Iraque) para tentar concluir um acordo sobre a formação do futuro governo, um dia depois da sessão inaugural da Assembléia Nacional, eleita em 30 de janeiro.

Fuad Kamal, um negociador curdo que é membro do diretório político da União Patriótica do Curdistão (UPC), de Jalal Talabani, candidato à Presidência, afirmou que "as negociações se desenvolvem numa atmosfera positiva".

Nesta quarta-feira, membros da Assembléia Nacional iraquiana se reuniram em Bagdá pela primeira vez desde as eleições. O encontro, que durou apenas 90 minutos e foi marcado por ataques, não decidiu a formação de um novo governo.

Segundo Kamal, "os irmãos da lista da Aliança Unificada aceitaram as demandas em relação a Kirkuk e aos peshmergas (guerrilheiros curdos), assuntos que devem ser tratados durante o período transitório, de acordo com a Lei fundamental, vigente até a adoção por referendo de uma Constituição permanente.

Os curdos pedem que Kirkuk, uma cidade petroleira onde foi imposta a cultura árabe durante o regime de Saddam Hussein, faça parte de sua região autônoma no norte do Iraque e são contrários à integração dos peshmergas ao Exército.

Quanto à distribuição dos cargos na futura administração nacional, Kamal informou que os curdos "obtiveram a Presidência para Talabani e espera que a formação do governo entre na ordem do dia das discussões desta quinta-feira".

Leia mais
  • Veja os próximos passos para a formação do governo iraquiano
  • Embaixador dos Estados Unidos deixa o Iraque

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o futuro governo do Iraque
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página