Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2005 - 15h51

Governo britânico corta US$ 1,9 milhão de ajuda ao Nepal

Publicidade

da Folha Online

O governo britânico anunciou nesta quinta-feira que irá cortar mais de 1 milhão de libras (US$ 1,9 milhão) da ajuda enviada ao Nepal. A decisão foi tomada devido às medidas adotadas pelo rei nepalês Gyanendra, que, segundo a Inglaterra, "abandonou" a democracia.

O governo britânico teme que o valor enviado com a intenção de ajudar na luta contra a pobreza e no desenvolvimento do Nepal seja usada para outros fins.

O ministro britânico do Desenvolvimento Internacional, Gareth Thomas, afirmou que a assistência futura ao país será discutida. "Nós não continuaremos com os programas caso haja riscos ou interferências crescentes," disse.

Medidas

Em fevereiro, Gyanendra dissolveu o governo democrático do Nepal e suspendeu os direitos fundamentais da Constituição, assumindo o poder total. No mesmo mês, o rei declarou estado de emergência no país, um dos mais pobres do mundo.

Gyanendra alega que tomou o poder absoluto porque os partidos políticos e seus sucessivos governos democráticos não conseguiram conter os rebeldes maoístas, que lutam com o governo desde 1996 para abolir a monarquia e formar um Estado comunista.

O governo imposto por Gyanendra resultou na suspensão dos direitos civis no Nepal e em muitos protestos do povo nepalês e da comunidade internacional. Gyanendra ignorou os pedidos de diversos países para a restauração da democracia.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Nepal
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página