Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2005 - 08h34

Conflito entre soldados dos EUA e rebeldes deixam 26 mortos no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Homens armados atacaram um comboio do Exército dos Estados Unidos na capital Bagdá neste domingo, iniciando um conflito entre militares e insurgentes que culminou com a morte de 26 rebeldes. Outros sete ficaram feridos e um foi preso, segundo informações divulgadas por oficiais americanos nesta segunda-feira.

Cerca de 40 rebeldes atacaram os americanos, no momento em que o comboio passava por uma estrada a sudeste da capital. Segundo o Exército, não houve baixa entre os soldados, e seis militares sofreram ferimentos.

Esse foi o maior conflito entre rebeldes e soldados desde as eleições legislativas, que aconteceram em 30 de janeiro.

Ao fim do ataque, soldados apreenderam 16 foguetes, 13 metralhadoras, 22 armas de fogo de vários tipos, pentes de munição e 40 granadas de mão.

Mais conflitos

Mesmo com a morte dos insurgentes no ataque deste domingo, os conflitos prosseguiram nesta segunda-feira Em Bagdá. No distrito de Amiriyah, homens armados em dois carros que trafegavam em alta velocidade abriram fogo contra soldados iraquianos, matando um militar e ferindo outro, segundo o capitão da polícia Talib Thamir.

Em Samarra (ao norte da capital), um carro-bomba explodiu perto de um posto de patrulhamento de soldados iraquianos, ferindo vários civis --incluindo mulheres e crianças-- segundo a polícia e fontes hospitalares.

Neste domingo, um soldado americano foi morto na Província de Al Anbar (oeste). Desde o final de fevereiro, o Exército dos EUA faz uma ofensiva na região, para acabar com os bolsões rebeldes que ainda estão no local.

Vários ataques e conflitos aconteceram ontem, dia marcado pelo início do terceiro ano da Guerra do Iraque. Ao menos seis pessoas foram mortas em ataques a bomba e confrontos diretos, incluindo o major da polícia iraquiana Sadoun Ahmed, morto em um tiroteio ocorrido em Samarra.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  • Leia o que já foi publicado sobre a ofensiva em Al Anbar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página