Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2005 - 12h41

Crise boliviana é boa notícia para Hugo Chávez, diz jornal

Publicidade

da France Presse, em Washington

A crise enfrentada atualmente pela Bolívia "é uma boa notícia" para o presidente venezuelano, Hugo Chávez, que "sonha, assim como Fidel Castro [presidente de Cuba], com um novo bloco de regimes socialistas latino-americanos", informa nesta segunda-feira jornal norte-americano "The Washington Post", em editorial.

"Tudo isso é uma boa notícia para Chávez, que, como o cubano Fidel Castro, sonha com um novo bloco de regimes socialistas latino-americanos, em outras palavras: não democráticos", publica o jornal em um editorial intitulado 'Uma ameaça para a democracia latino-americana".

Segundo o "Washington Post", que na semana passada relatou em um longo artigo de primeira página todas as recentes declarações do presidente venezuelano contra o governo de George W. Bush, a Bolívia "é uma democracia a ponto de entrar em colapso sob a pressão da esquerda populista".

O editorial diz ainda que oposição aos "populistas" cocaleros liderados por Evo Morales "conta com o apoio retórico e possivelmente material (...) do revolucionário bolivariano Hugo Chávez".

O "Washington Post" informa que países vizinhos --como Brasil, Argentina e Chile-- "deveriam ficar alarmados com essa tendência".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Bolívia
  • Leia o que já foi publicado sobre Fidel Castro
  • Leia o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página