Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2005 - 18h26

Camilla pode se tornar rainha do Reino Unido, diz governo

Publicidade

da Folha Online

Camilla Parker-Bowles que se casará com o príncipe Charles, herdeiro da coroa britânica, em 8 de abril, poderá se tornar rainha, apesar de seu futuro marido ter divulgado em comunicado que ela vai ter um título inferior, disse o Departamento de Assuntos Constitucionais britânico.

Ao responder a um deputado, o secretário de Estado para Assuntos Constitucionais Christopher Leslie disse em comunicado escrito que o casamento de Charles e de Camilla não seria "morganático" --contraído entre pessoa nobre e outra plebéia, em que a pessoa de status inferior não tem como reivindicar o status da outra.

"É absolutamente inequívoco que ela automaticamente se torne rainha quando ele se tornar rei", afirmou Andrew Mackinlay, o deputado que levantou a questão.

O departamento confirmou a interpretação, afirmando que o status seria necessário para negar a Parker-Bowles o título de rainha.

Ao anunciar o casamento, Charles disse que Parker-Bowles seria princesa consorte quando ele chegar ao trono e que ela seria conhecida como Sua Alteza real a Duquesa de Cornwall após o casamento civil.

O gabinete do premiê Tony Blair não dirigiu nenhuma objeção ao afirmar que é preciso "esperar para ver como os eventos evoluem".

Com Associated Press

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o casamento de Charles e Camilla
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página