Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2005 - 08h42

Xiitas e curdos dividem principais ministérios no Iraque

Publicidade

da France Presse, em Bagdá

Políticos xiitas curdos responsáveis pela formação do próximo governo do Iraque já distribuíram as principais pastas ministeriais entre os representantes das duas comunidades, afirmou Maryan al Rayes, da Aliança Iraquiana Unida, coalizão partidária xiita.

Os xiitas devem ficar com 16 ou 17 ministérios, com destaque para o Interior, Finanças e o Conselho de Segurança Nacional.

A Aliança Iraquiana Unida detém 140 dos 275 lugares da assembléia. Já a coalizão curda ficou com 75 assentos. O partido formado pelo primeiro-ministro interino, Iyad Allawi, que congrega xiitas e sunitas, ficou com 40 lugares.

Os curdos devem tomar conta de sete ou oito ministérios, incluindo Relações Exteriores. Também desejam a pasta do Petróleo, mas Al Rayes não confirmou se o ministério vai ser passado ao controle curdo, o que pode significar uma maior influência curda no controle da cidade de Kirkuk, ao norte, um dos principais pontos da produção de petróleo no Iraque. A região tem sido reivindicada pelos líderes curdos durante as reuniões para a formação do governo.

Os sunitas, que boicotaram as eleições, ocuparão de quatro a seis ministérios. Os cristãos e os turcomanos receberão uma pasta cada.

Al Rayes disse também que o escolhido para ser indicado à Presidência é o curdo Jalal Talabani e que o posto de primeiro-ministro deve ser ocupado pelo xiita Ibrahim al Jaafari. Um sunita ocupará a presidência da Assembléia Nacional, mas ainda não informações sobre quem seria o escolhido.

Segundo a fonte, as negociações com os curdos serão retomadas nesta quarta-feira, depois da celebração do Noruz, o Ano Novo curdo.

Ela disse ainda que a coalizão do atual primeiro-ministro interino tem poucas possibilidades de participar no governo.

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre o futuro governo do Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página