Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2005 - 04h12

Ataques deixam ao menos três mortos no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Os rebeldes do Iraque realizaram dois ataques na manhã desta segunda-feira em Bagdá, capital do país, deixando ao menos três mortos e cinco feridos, informou a polícia local. No primeiro, atiradores abriram fogo contra o carro onde estava o chefe de polícia de um bairro. No outro, atingiram um posto policial em uma estrada com uma bomba.

O alvo do primeiro ataque era o coronel Abdul Karim Fahad Abbass, que chefiava a polícia iraquiana no bairro de Doura, região sul de Bagdá. Além dele, o motorista do carro também foi morto pelos atiradores, segundo informações do capitão Falah al-Muhimadawi, citado pela Associeted Press.

A terceira morte registrada nesta manhã foi causada pela explosão de uma bomba perto de um posto policial na região de Hay Al-Amil, próximo ao rio Tigre. Um policial morreu e outros cinco ficaram feridos, de acordo com o capitão Thalib Thamir.

Páscoa

Apesar dos apelos dos cristãos, a violência não deu trégua neste domingo de Páscoa no Iraque. Pela manhã, uma bomba atingiu um posto policial em uma cidade do sul e um atirador abriu fogo em um café no norte do país, deixando ao menos uma pessoa morta e quatro feridas.

Vídeo

Neste sábado, o braço do grupo terrorista Al Qaeda no Iraque informou que matou com um tiro na cabeça um membro do Ministério do Interior do país, seqüestrado no mês passado, e colocou na internet o vídeo com as cenas.

No vídeo, o homem, identificado como o coronel Riyadh Katei Aliwi, está sentado em uma cadeira com as mãos amarradas para trás, em frente a uma bandeira preta da Organização da Al Qaeda para a Guerra Santa no Iraque.

Governo

As negociações entre xiitas e curdos para a formação do governo iraquiano estavam estancadas neste domingo, a dois dias da reunião da nova Assembléia Nacional iraquiana, particularmente em relação ao Ministério do Petróleo e ao papel dos sunitas.

"Creio que estamos quase prontos e que teremos um governo nos próximos dias", afirmou neste domingo o candidato xiita a primeiro-ministro, Ibrahim al Jaafari, que também é chefe do partido Dawa.

Já o primeiro-ministro interino do Iraque, Iyad Allawi, um xiita laico, propôs, como princípio, que religiosos não influenciem o funcionamento do governo.

Com agências internacionais


Especial
  • Saiba mais sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página