Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2005 - 16h36

Milhares na Indonésia fogem com medo de novo tsunami

Publicidade

da Folha Online

Um terremoto de grande magnitude na Indonésia, perto do local onde ocorreu um maremoto e decorrentes tsunamis [ondas gigantes] há pouco mais de três meses, fez com que milhares de moradores fugissem com medo da repetição de uma nova tragédia, como a que deixou mais de 280 mil pessoas mortas em países da Ásia e da África em 26 de dezembro.

No Sri Lanka, autoridades pediram que a população deixasse a costa com um alerta quanto a possíveis tsunamis transmitido pela TV.

Binsar Bakkara/AP
Motorista dirige para área alta de Banda Aceh após tremor
A Tailândia chegou a emitir um aviso de maremoto. O tremor chegou a ser sentido também na costa oeste da Malásia, fazendo com que centenas de moradores fossem para o alto de prédios e hotéis.

No entanto, países ao redor do epicentro do tremor não receberam informações de tsunamis três horas após o terremoto.

"Parece que este terremoto não levará a um tsunami", afirmou Prihar Yadi, da Agência Geofísica da Indonésia. "Se tivesse levado, o tsunami teria atingido a costa de Sumatra agora. E se não há tsunami na costa perto do epicentro do tremor, não haverá outro em outra direção."

O Centro de Estudos Geológicos dos Estados Unidos disse que o tremor alcançou 8,2 graus na escala Richter e que foi um tremor secundário do terremoto de 26 de dezembro.

De acordo com o órgão americano, o tremor de hoje ocorreu a cerca de 200 quilômetros da cidade de Sibolga às 23h09 [13h09 de Brasília] e durou cerca de três minutos.

O centro de alertas de tsunami do Pacífico emitiu um comunicado informando que o terremoto tem o potencial "de causar um maremoto destrutivo".

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais na especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre ondas gigantes
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  • Saiba mais sobre a escala Richter
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página