Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2005 - 19h26

EUA dizem que Venezuela teve "pobre atuação" em direitos humanos

Publicidade

da France Presse, em Washington

Os Estados Unidos afirmaram nesta segunda-feira que o desempenho da Venezuela em termos de direitos humanos em 2004 permaneceu sendo "pobre" e disseram que os grupos civis estão "sob a crescente pressão do governo de Hugo Chávez".

A informação foi divulgada em um texto do Departamento de Estado sobre o apoio americano à democracia e direitos humanos nos 101 países mais criticados sobre o tema.

"No ano passado, o governo de Chávez aumentou seu controle sobre o sistema judicial e sua interferência na administração da Justiça, assim como ampliou o abuso judicial e as perseguições políticas a opositores e líderes de ONGs", afirmou o departamento.

O departamento disse lamentar a aprovação da nova lei de responsabilidade social na rádio e televisão e considerou que ela prejudica a liberdade de expressão.

O órgão do governo americano também afirmou que o governo venezuelano "não está fazendo o suficiente para lutar contra o tráfico de pessoas".

Para melhorar a situação dos direitos humanos no país, o governo de George W. Bush recordou que trabalhou em coordenação com outros governos da região para reunir apoio ao referendo de agosto passado --que acabou consolidando Chávez no poder-- e para defender a imprensa e as ONGs na Venezuela.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página