Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2005 - 08h56

Equipes de resgate encontram 330 corpos na Indonésia após tremor

Publicidade

da Folha Online

Equipes de resgate encontraram nesta terça-feira 330 corpos na ilha de Nias, uma das mais atingidas pelo terremoto de 8,7 graus que afetou a Indonésia nesta segunda-feira. A ONU (Organização das Nações Unidas) já enviou ajuda para a região.

Segundo o vice-presidente indonésio, Jusuf Kalla, estimativas prévias --baseadas na destruição dos prédios nos locais atingidos pelo terremoto-- apontam que entre mil e 2.000 pessoas morreram. Agências humanitárias estimam que cerca de 10 mil pessoas moram próximas ao epicentro do tremor.

Segundo o jornal "The Jakarta Post", ao menos 80% da infra-estrutura da cidade de Gunung Sitoli, a maior da ilha de Nias, foi destruída pelo terremoto. Há muitos danos materiais na segunda segunda mais populosa cidade, Teluk Dalam, mas autoridades ainda não mensuraram o tamanho da destruição.

A agência de notícias Associated Press informou que cerca de mil pessoas estão em um campo de futebol de Teluk Dalam, usado agora para abrigar refugiados, mas ainda não há confirmação oficial do número de desabrigados.

Em Gunung Sitoli, pessoas procuravam na manhã desta terça-feira por sobreviventes em meio aos escombros. Há focos de incêndio em vários locais.

O tremor foi rgistrado a cerca de 200 quilômetros da cidade de Sibolga, às 23h09 [13h09 de Brasília], e durou cerca de três minutos.

Réplica

Uma réplica de 5,7 graus na escala Richter atingiu a ilha indonésia de Sumatra nesta terça-feira, informou o Observatório de Hong Kong.

Este novo tremor, com epicentro localizado no oceano Índico, a cerca de 620 km ao sul de Banda Aceh (na Indonésia), foi registrado às 07h19 (20h19 de segunda-feira no horário de Brasília).

Segundo o observatório, a região será afetada por outras réplicas do tremor nos próximos dias.

Dificuldade

Segundo representantes das agências humanitárias no local, é quase impossível obter informações precisas sobre o atual estado da região, pois autoridades locais teriam deixado a costa, se dirigindo ao interior do país logo após o terremoto.

O tremor provocou pânico em vários países asiáticos. Logo após as primeiras notícias do terremoto, governos locais emitiram avisos de maremoto. Na Tailândia e no Sri Lanka, moradores foram retirados da costa.

A região afetada pelo terremoto desta segunda-feira é próxima do local onde foi registrado o epicentro do tremor de 9,0 graus na escala Richter que provocou um maremoto em 26 de dezembro.

As ondas gigantes devastaram a costa de diversos países do sudeste da Ásia e do leste da África. Cerca de 280 mil pessoas são consideradas mortas: 174 mil já foram encontradas, enquanto que 106 mil continuam desaparecidas.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais na especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre ondas gigantes
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  • Saiba mais sobre a escala Richter
  • Veja imagens da Indonésia após terremoto de 8,7 graus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página