Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2005 - 13h55

Estado de saúde de Rainier é "muito frágil", afirmam médicos

Publicidade

da France Presse, em Mônaco
da Folha Online

O estado de saúde do príncipe Rainier 3º, 81, continua estável, mas "muito frágil" e o prognóstico se mantém "extremamente reservado", segundo boletim médico divulgado nesta terça-feira pelo Palácio de Mônaco.

O texto diz que após três diálises renais, os sinais vitais do príncipe se estabilizaram. "No entanto, a situação de seu coração, pulmões e rins tornam os prognósticos extremamente reservados."

Mais cedo, uma fonte que não quis ser identificada informou que Rainier ainda respira com com auxílio de aparelhos, mas demonstrava "suave melhora".

Hospitalizado desde o dia 7 de março no Centro Cardio-Torácico por uma infecção bronco-pulmonar, Rainier, 81, foi transferido para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) na terça-feira (22) por causa de uma piora acentuada no quadro acompanhada de problemas cardíacos e renais.

Nesta segunda-feira, os médicos declararam em um comunicado divulgado pelo palácio que Rainier se encontrava em estado "estável", mas "preocupante".

Histórico

Rainier foi submetido a uma dupla ponte de safena em novembro de 1994 e a uma operação da aorta em novembro de 1999, que foi seguida de uma ablação parcial de um pulmão em fevereiro de 2000.

Desde então, sua saúde ficou extremamente fragilizada, levando-o a ser internado diversas vezes. Em outubro do ano passado, ele foi internado por conta de uma infecção pulmonar. Em janeiro último, foi hospitalizado novamente, devido a uma sensação de "cansaço geral".

Quase 500 pessoas oraram no domingo por Rainier e pelo Papa João Paulo 2º durante a missa de Páscoa realizada neste domingo, e celebrada na catedral de Mônaco.

O príncipe --viúvo da princesa Grace Kelly e pai de Caroline, Albert e Stéphanie-- governa Mônaco desde 9 de maio de 1949, após a morte de seu avô, o príncipe Louis 2º.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o príncipe Ranier 3º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página