Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2005 - 19h59

Indonésia diz que ao menos mil morreram em terremoto

Publicidade

da Folha Online

O Centro de Desastres da Indonésia disse nesta terça-feira que ao menos mil pessoas morreram em decorrência do terremoto de 8,7 graus que atingiu ontem a costa oeste do país. Segundo o vice-presidente indonésio, Jusuf Kalla, o número de mortos pode chegar a 2.000.

Equipes da ONU (Organização das Nações Unidas) e agências de humanitárias internacionais já enviaram ajuda para a região. Muitas delas se valem de trabalhadores que já estão no país, desde o maremoto de dezembro passado.

De acordo com o Itamaraty, não há registro de brasileiros entre os mortos, feridos e desaparecidos no país.

O presidente George W. Bush, que foi bastante criticado pela lentidão em se pronunciar sobre os estragos dos tsunamis [ondas gigantes] em dezembro, disse que vai ajudar o país sem, no entanto, precisar uma quantia exata.

Equipes de resgate

Segundo o jornal "The Jakarta Post", ao menos 80% da infra-estrutura da cidade de Gunung Sitoli, a maior da ilha de Nias, foi destruída pelo terremoto. Há muitos danos materiais na segunda mais populosa cidade, Teluk Dalam, mas autoridades ainda não mensuraram o tamanho da destruição.

Nias está localizada cerca de 1.400 km a noroeste de Jacarta (capital) e tem uma população estimada em 700 mil pessoas.

"Corpos estão sendo recolhidos dos destroços", afirmou Alessandra Villas-Boas, que trabalha para o grupo de assistência internacional Oxfam. "O sistema de água falhou completamente e grandes buracos surgiram nas estradas."

O tremor foi registrado a cerca de 200 quilômetros da cidade de Sibolga, às 23h09 [13h09 de Brasília], e durou cerca de três minutos.

Tremores secundários

Um tremor secundário de 5,7 graus na escala Richter atingiu a ilha indonésia de Sumatra nesta terça-feira, informou o Observatório de Hong Kong.

Este novo tremor, com epicentro localizado no oceano Índico, a cerca de 620 km ao sul de Banda Aceh (na Indonésia), foi registrado às 7h19 (20h19 de segunda-feira no horário de Brasília).

Segundo o observatório, a região será afetada por outras réplicas do tremor nos próximos dias.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais na especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre ondas gigantes
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  • Saiba mais sobre a escala Richter
  • Veja imagens da Indonésia após terremoto de 8,7 graus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página