Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2005 - 11h03

Líder católico na Rússia pede por orações ao papa

Publicidade

da Folha Online

O arcebispo Tadeysz Kondrusiewicz, líder da Igreja Católica na Rússia pediu, durante a missa realizada nesta sexta-feira na catedral católica da Imaculada Conceição, em Moscou [capital russa] que todos os fiéis rezassem pela saúde do papa João Paulo 2º, que se encontra em condição grave de saúde, segundo informações divulgadas pelo Vaticano.

"A saúde do papa piorou dramaticamente nesta madrugada", afirmou o arcebispo durante a cerimônia, de acordo com a agência de notícias russa Itar-Tass.

Ele pediu aos católicos na Rússia para "oferecerem suas orações e atos de caridade pela vida" de João Paulo 2º.

Apesar do apoio dos católicos russos, as tensões entre a Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica no país aumentaram desde o fim da União Soviética, em 1991. As lideranças ortodoxas russas acusam os católicos de tentar converter ortodoxos na Rússia e em outras regiões da ex-União Soviética.

A disputa acabou por impedir que o papa João Paulo 2º fizesse uma visita à Rússia.

O patriarca ortodoxo Alexy 2º, que foi hospitalizado em agosto último por causa de uma arritmia cardíaca, desejou ao papa uma "delicada recuperação" há um mês.

Nesta sexta-feira, o vice-diretor do departamento de Relações Exteriores do Patriarcado ortodoxo, Vsevolod Chaplin, disse que "nesses dias difíceis para a Igreja Católica, muitas pessoas na Rússia e a Igreja Ortodoxa sentem o sofrimento de João Paulo 2º. Desejamos a ele que melhore."

Há cerca de 600 mil católicos na Rússia. O resto da população russa, que soma mais de 143 milhões atualmente, se divide entre ortodoxos e muçulmanos.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre a saúde do papa João Paulo 2º

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página