Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2005 - 18h31

Brasil reza pelo papa, diz CNBB

Publicidade

da Folha Online

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) emitiu um comunicado nesta sexta-feira no qual pede "a todo o povo que reze por João Paulo 2º, para que Deus o ajude e conforte".

O Brasil é o país com maior número de católicos --cerca de 125 milhões. O número, segundo censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2000, eqüivale a cerca de 73,7% da população.

O cardeal dom Cláudio Hummes, arcebispo da região metropolitana de São Paulo mencionado como possível sucessor de João Paulo 2º, lembrou o interesse no sumo pontífice pelos pobres do país, durante uma celebração eucarística que não chegou a preencher os 850 assentos da catedral da Sé (centro de São Paulo).

"Muitas vezes me perguntou [o papa] como estavam os trabalhadores do Brasil, como estava a reforma agrária, como estava a evangelização para afirmar a fé dos brasileiros" afirmou Hummes durante sua homilia.

O arcebispo disse ainda que o papa "sente um carinho muito especial pelos mais pobres, pelos doentes, pelos presos, pelos desempregados" e, antes de finalizar a missa, após as 16h (horário de Brasília), anunciou que tinha "más notícias" e que o estado dele "era realmente muito grave".

Um porta-voz da CNBB disse à Agência France Presse que devem ocorrer missas "em todo o país" por João Paulo 2º, "ainda que, na realidade, rezemos pelo papa em todas as missas".

"Acompanhamos com preocupação e orações a evolução da saúde do papa", afirmou o secretário-geral da CNBB, monsenhor Odilo Pedro Scherer, que também afastou as especulações sobre o perfil do sucessor de João Paulo 2º. "Enquanto temos um papa, não se fala em um sucessor", disse.

Apesar do grande número de católicos, em 2000, apenas 12% declarava-se praticante, ainda segundo o IBGE.

Leia mais
  • "Sinal fúnebre", portas de bronze do Vaticano são fechadas
  • Veja os números da Igreja Católica
  • Entenda quem responde pelo Vaticano no caso da morte do papa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página