Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2005 - 15h10

Confederação Israelita do Brasil lamenta morte de João Paulo 2º

Publicidade

da Folha Online

Berel Aizenstein, presidente da Confederação Israelita do Brasil, divulgou uma nota nesta segunda-feira expressando condolências pela morte do papa João Paulo 2º, ocorrida no sábado (2).

"Perdemos a figura mais representativa do cristianismo --o papa João Paulo 2º-- incansável batalhador das causas de toda a humanidade e certamente o mais expressivo representante religioso de todos os tempos."

Aizenstein também afirma, no texto que "os judeus unem-se à tristeza do mundo todo e fazem os mais ardentes votos de que seu exemplo [deixado pelo papa] norteie as lideranças e estimule as novas gerações a lutar por seus ideais, na busca pela paz, compreensão e respeito entre os homens."

Em 1986, quando visitava uma sinagoga em Roma (Itália), o papa se referiu aos judeus como os "amados irmãos mais velhos dos cristãos".

Em 2000, João Paulo 2º visitou o Muro das Lamentações, em Jerusalém, local mais sagrado do judaísmo. Como de costume, ele tocou o muro e deixou um bilhete em uma das fendas. Na sua mensagem, ele trazia um bilhete de reconciliação entre as religiões.

O papa promoveu ativamente o diálogo inter-religioso. Em 2002, reuniu na Itália cerca de 150 líderes cristãos (católicos, protestantes, ortodoxos), muçulmanos, judeus, budistas, hindus, sikhs, jainistas, xintoístas, zoroastristas, confucionistas e animistas.

O objetivo era manifestar a disposição de exortar seguidores das mais diversas crenças a promover a paz e a reconciliação com os que manifestam sua espiritualidade de outra forma.

Leia mais
  • Pessoas esperam mais de 20 horas para ver o papa
  • Dom Cláudio Hummes segue amanhã para Roma

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  • Veja galeria de imagens do papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página