Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/04/2005 - 03h52

Morre aos 81 anos o príncipe Rainier 3º

Publicidade

da Folha Online

Morreu nesta quarta-feira, aos 81 anos, o príncipe Rainier 3º, de Mônaco, segundo informações oficiais divulgadas pelo palácio real do principado. Ele estava internado sob tratamento intensivo há cerca de duas semanas, com problemas respiratórios, no coração e no rim.

O sucessor do trono é seu filho, o príncipe Albert, 47, que já havia assumido, nos últimos dias, as funções de seu pai a frente do principado, dada a gravidade do estado de saúde de Rainier.

Hospitalizado desde o dia 7 de março por uma infecção bronco-pulmonar, Rainier foi transferido para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) no dia 22 devido a uma piora acentuada no quadro acompanhada de problemas cardíacos e renais.

Rainier morreu ao lado de seu filho, o príncipe Albert. Segundo o palácio, o médico chamou Albert momentos antes para alertá-lo que a morte de seu pai estava próxima.

Ainda de acordo com o comunicado oficial divulgado pelo palácio, Rainier morreu "como resultado das condições bronco-pulmonares, cardíacas e renais que causaram sua internação".

Histórico

Rainier foi submetido a uma dupla ponte de safena em novembro de 1994 e a uma operação da aorta em novembro de 1999, que foi seguida de uma ablação parcial de um pulmão em fevereiro de 2000.

Desde então, sua saúde ficou extremamente fragilizada, levando-o a ser internado diversas vezes. Em outubro do ano passado, ele foi internado por conta de uma infecção pulmonar. Em janeiro último, foi hospitalizado novamente, devido a uma sensação de "cansaço geral".

O príncipe --viúvo da princesa Grace Kelly e pai de Caroline, Albert e Stéphanie-- governava Mônaco desde 9 de maio de 1949, após a morte de seu avô, o príncipe Louis 2º.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Príncipe Rainier
  • Leia o que já foi publicado sobre o príncipe Rainier 3º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página