Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/04/2005 - 05h07

Líder curdo Jalal Talabani é o novo presidente do Iraque

Publicidade

da Folha Online

O recém-eleito parlamento iraquiano escolheu nesta quarta-feira o líder curdo, Jalal Talabani, como o presidente interino do país. Os curdos são minoria no país e foram perseguidos durante a era Saddam Hussein.

Esta decisão vem sendo aguardada desde as eleições no Iraque, em 30 de janeiro, quando 275 políticos foram eleitos para constituir a Assembléia Nacional iraquiana.

Talabani foi eleito (com 227 votos) em uma eleição secreta. Os legisladores escolheram o xiita Adel Abdul-Mahdi e o árabe sunita, Ghazi al-Yawer, como seus vice-presidentes.

Os três já tinham aceitado os cargos em negociações durante as últimas semanas, o que garantiu que nesta terça-feira não fosse proposto nenhum outro candidato.

O anúncio do resultado da votação foi recebido por aplausos entre os legisladores. Muitos deles foram pessoalmente parabenizar o novo presidente.

Estava previsto que os membros do antigo regime --incluindo Saddam Hussein-- poderiam assistir pela televisão, das suas celas, o evento. No entanto, a Associated Press não conseguiu confirmar se eles tiveram um sinal ao vivo para acompanhar o anúncio.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre as eleições no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página