Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2005 - 12h44

Pelo menos 140 cardeais estão em Roma para funeral do papa

Publicidade

da Folha Online

Pelo menos 140 cardeais já estão em Roma para o funeral de João Paulo 2º, cujas cerimônias estão previstas para começar às 10h locais desta sexta-feira (5h de Brasília). A informação é do jornal italiano "La Repubblica".

O diário não informa quantos desses cardeais são participantes do conclave, reunião que escolherá o sucessor de João Paulo 2º. Pelas regras da igreja, apenas os cardeais com menos de 80 anos --atualmente são 117-- têm direito a voto na escolha do novo papa. O conclave pode ter até 120 membros.

No entanto, do conclave previsto para começar no dia 18 de abril, participarão no máximo 116 religiosos. Isso porque, até o momento, apenas o cardeal filipino Jaime Sin informou que não irá a Roma por problemas de saúde.

Testamento

Os 140 cardeais da Igreja Católica que estão em Roma se reuniram novamente hoje, quando o Vaticano divulgou o que vem sendo chamado de "testamento espiritual" do papa João Paulo 2º.

O texto de 15 páginas, que começou a ser escrito em 1979, foi lido pelos cardeais em polonês e italiano [versão traduzida].

No documento, João Paulo chegou a sugerir a possibilidade de renúncia em 2000, devido a seu debilitado estado de saúde. "Eu espero que Deus me ajude a saber por quanto tempo eu devo continuar este trabalho", escreveu o papa.

O "testamento espiritual" do sumo pontífice indica ainda que o papa demonstrou o desejo de ser enterrado na Polônia, mas deixou a cargo do colégio dos cardeais a decisão final. João Paulo 2º também pediu, a exemplo do papa Paulo 6º (1963-1978), que todas as suas anotações pessoais sejam queimadas.

João Paulo 2º não deixou nenhum bem material. No documento, menciona nominalmente apenas duas pessoas que ainda estão vivas: seu secretário pessoal, Stanislaw Dziwisz, e o ex-rabino chefe de Roma Elio Toaff, que o recebeu na sinagoga em 1986.

Leia mais
  • Papa pensou em renunciar ao cargo em 2000, diz documento
  • Ouça relato do enviado da Folha Online sobre "invasão polonesa" em Roma

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página