Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2005 - 13h59

Mais de 100 mil marcham em homenagem ao papa na Polônia

Publicidade

da Folha Online

Mais de 100 mil jovens poloneses, em sua maioria vestidos com roupas brancas, realizaram nesta tarde em Cracóvia uma marcha em homenagem ao papa João Paulo 2º, segundo estimativas divulgadas pela polícia.

A marcha partiu em silêncio às 17h locais da chamada Praça do Mercado, ponto histórico da cidade, e terminou na esplanada de Blonia, onde o jovens participaram de uma missa --que já reúne 500 mil pessoas. O local foi palco de uma celebração comandada por João Paulo 2º em agosto de 2002, que reuniu cerca de 3 milhões de pessoas.

As pessoas que participaram da marcha e ocupavam as primeiras filas carregavam bandeiras e cartazes com dizerem como "Santo papa, nós o agradecemos". Outros carregavam flores.

A "marcha branca", como foi classificada, foi organizada pelo movimento estudantil. Segundo a imprensa local, os estudantes começaram a se organizar trocando e-mails e mensagem de texto via telefone celular.

"Para nós, o branco é uma cor simbólica, um vínculo com o papa", disse Lukasz Boronski, 21 anos, estudiante de teologia na Polônica.

"Estar aqui e homenagear o Santo Padre é também uma homenagem ao maior polonês da história", afirmou por sua vez Michal Skwarczynski, 21 anos, aluno de engenharia.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Papa pensou em renunciar ao cargo em 2000, diz documento
  • Ouça relato do enviado da Folha Online sobre "invasão polonesa" em Roma

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página