Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2005 - 05h30

Peregrinos assistem funeral em telões no Vaticano e em praças de Roma

Publicidade

da Folha Online

A morte do papa João Paulo 2º, no sábado (2), trouxe à capital italiana pessoas do mundo todo para assistir seu funeral nesta sexta-feira. Boa parte dos peregrinos, no entanto, assiste a cerimônia fúnebre em telões, colocadas ao redor do Vaticano e em praças de Roma e no Circus Maximus, que os romanos utilizavam para corridas de bigas no passado.

Segundo estimativas divulgadas pela imprensa italiana, cerca de um milhão de pessoas assiste ao funeral do papa.

Larry Downing/Reuters
Multidão acompanha funeral do papa por telão
A praça São Pedro e praticamente todos os caminhos que a ela conduzem estavam tomadas por um mar de bandeiras vermelhas e brancas. Muitos dos peregrinos estavam vestidos com roupas típicas polonesas.

Outras bandeiras também pontuavam o mar de vermelho e branco da Polônia em meio à multidão. "Estou aqui porque sou um fiel e também para viver um momento histórico", disse o francês Stephan Aubert, com uma bandeira da França sobre os ombros.

Os habitantes de Roma, no entanto, não ficaram exatamente felizes com a horda de peregrinos que tomou as ruas da cidade. Centenas de pessoas ocupam as ruas próximas, barracas tomam o Circus Maximus e muitos outros lugares de Roma e os vendedores ambulantes inflacionam os preços de tudo, de água mineral a suvenires do papa.

O funeral começou com uma celebração do cardeal alemão e decano do colégio de cardeais, Joseph Ratzinger e irá terminar com a condução do esquife do papa para dentro da basílica de São Pedro, perto da tumba tradicional de Pedro, o primeiro papa.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Funeral do papa deve ter duração de três horas
  • Papa pensou em renunciar ao cargo em 2000, diz documento
  • Ouça relato do enviado da Folha Online sobre "invasão polonesa" em Roma

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página