Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2005 - 18h20

Marido de Caroline é famoso por escândalos

Publicidade

EDUARDO GARCÍA AGUILAR
da France Presse, em Mônaco

O príncipe Ernst August de Hanover, 51, que está em estado grave no hospital Princesa Grace de Mônaco, é considerado um polêmico nobre alemão que ficou famoso após o casamento com a princesa Caroline e pelos sucessivos escândalos relacionados a seu temperamento violento e a seus problemas com o alcoolismo.

Ernst August se casou com a princesa Caroline em 23 de janeiro de 1999 e desde então tem se envolvido em brigas e conflitos com vários paparazzi.

O casal tem uma filha, Alexandra, nascida em 20 de julho daquele ano.

O príncipe alemão é o terceiro marido de Caroline, depois do playboy Philippe Junot e do falecido milionário italiano Casiraghi, com quem ela teve três filhos: Andrea, Charlotte e Pierre.

Ele está hospitalizado desde segunda-feira no Hospital Princesa Grace de Mônaco, confirmaram fontes palacianas.

O príncipe é primo da rainha Elizabeth 2ª da Inglaterra e tem dupla nacionalidade: britânica e alemã. Ele conheceu a princesa monegasca quando fazia o segundo grau, mas se casou na época com Chantal Hochuli, filha de um rico arquiteto suíço, de quem se divorciou em 1997, depois de 16 anos de casamento.

É famoso pelo comportamento excêntrico e às vezes imprevisível, o que o levou a ter vários problemas com a Justiça.

Por causa do caráter explosivo, ocupou várias vezes as primeiras páginas dos jornais sensacionalistas e em novembro passado foi multado em milhares de euros por uma corte alemã por atacar um fotógrafo e um compatriota, dono de um hotel na ilha queniana de Lamu, a quem chamou de "porco alemão".

Depois, teve problemas por insultar a editora Anne-Kathrin Berger e o editor-adjunto Paul C. Martin, ambos do jornal "Bild", de grande circulação da Alemanha, quando o periódico publicou fotos suas em que aparecia urinando no pavilhão turco da Exposição Universal de Hanover, em 2000.

Em dezembro de 2002, foi condenado a uma pena de prisão com direito a sursis (suspensão condicional da pena) e a pagar uma multa de 255 mil euros, mas apelou da sentença e garantiu um novo processo.

No ano passado, a corte soube que o príncipe, que não se apresentou nas audiências, havia agredido um fotógrafo da revista Bunte em Salzburg, Áustria, em 1999.

Por meio de seu advogado, o nobre se desculpou e disse que estava sob efeito de álcool quando os incidentes ocorreram. Mas seu advogado disse que seu cliente sente "uma extrema repulsa pela imprensa".

No caso do jornal "Bild", o príncipe telefonou para a editora e para o diretor-adjunto em quatro ocasiões para insultá-los. Ele também teve problemas com um fotógrafo, ao destruir sua câmera em 1998.

E para fechar o quadro, foi multado em 728 euros em junho de 2003 na França e teve a carteira de motorista suspensa após ser detido por dirigir em alta velocidade em uma auto-estrada.

Ernst August tem fama de playboy e problemático, mas aparentemente tem grande talento para os negócios.

Especial
  • Leia mais sobre o Príncipe Rainier
  • Veja o que já foi publicado sobre a princesa Caroline de Mônano
  • Leia o que já foi publicado sobre o príncipe Rainier 3º
  • Veja galeria de imagens do príncipe Rainier 3º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página