Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/04/2005 - 12h28

Coréia do Norte precisa voltar a negociar desarmamento nuclear, diz ministro alemão

Publicidade

da Folha Online

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Joschka Fischer, disse em um comunicado, divulgado nesta terça-feira, que a Coréia do Norte precisa retomar as negociações de desarmamento nuclear e que o programa nuclear norte-coreano é uma ameaça global.

Segundo o comunicado, Fischer e o ministro sul-coreano das Relações Exteriores, Ban Ki-moon, "concordam que o programa de armas nucleares norte-coreano representa uma ameaça para a segurança e a estabilidade regional e mundial".

"É preciso que Pyongyang volte à mesa de negociações e a um cumprimento aferível de todos os compromissos do Tratado de Não-Proliferação."

O país, no entanto, retirou-se do Tratado de Não-Proliferação Nuclear no ano passado.

As negociações envolvem as Coréias do Norte e do Sul, os EUA, a China, o Japão e a Rússia, mas estão paralisadas desde junho do ano passado, devido à recusa do governo norte-coreano em participar. Os esforços para retomar as negociações aumentaram depois que a Coréia do Norte afirmou, em fevereiro, possuir armas nucleares.

O ministro sul-coreano e o presidente da Coréia do Sul, Roh Moo-hyun, estão em uma visita de dois dias à Alemanha, onde discutem o programa nuclear da Coréia do Norte e laços comerciais.

O presidente sul-coreano participou de um fórum comercial ontem e hoje deve se encontrar com o chanceler alemão, Gerhard Schröder.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre o Tratado de Não-Proliferação Nuclear
  • Erramos: Coréia do Norte precisa voltar a negociar desarmamento nuclear, diz ministro alemão

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o programa nuclear da Coréia do Norte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página