Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/04/2005 - 12h13

Imprensa aponta cardeal chileno como novo "papável"

Publicidade

da Folha Online

A alguns dias do conclave [reunião de cardeais para a escolha do novo papa], o nome de um "azarão" tem sido considerado por especialistas e pela imprensa internacional como um "papável": o cardeal chileno Francisco Javier Errazuriz Ossa, 71, arcebispo de Santiago.

O cardeal é presidente da Conferência dos Bispos da América Latina, que cuida de todas as paróquias da Igreja Católica na região. Ele também tem uma grande experiência no Vaticano, e uma ligação muito grande com a Europa, de onde quase metade dos cardeais que vão participar do conclave são originários.

Marco Politi, um biógrafo papal e vaticanista do jornal italiano "La Repubblica", afirmou que, durante uma discussão entre os cardeais nesta quinta-feira, o nome do chileno teria aparecido como uma "nova alternativa". Ele não mencionou suas fontes.

"Seu discurso, dedicado a situação do catolicismo na América Latina, foi caracterizado pela franqueza e fervor", escreveu o vaticanista. "O cardeal descreveu os perigos das cisões na igreja e da secularização (...) é preciso ficar de olho nome de Errazuriz."

Europa

O cardeal chileno estudou teologia e matemática no Chile, Alemanha e Suíça. Em 1971, ele foi morar em território alemão--onde viveu por 16 anos--, como membro do conselho do Movimento Schoenstatt e em 1974 foi eleito diretor do movimento mariano.

Em 1990, tornou-se arcebispo titular e se mudou para o Vaticano, onde por seis anos esteve muito próximo da Cúria Romana.

Errazuriz voltou ao Chile em 1996, como arcebispo de Valparaíso, e dois anos depois tornou-se arcebispo de Santiago.

Ele é visto como conservador na maioria de suas opiniões sobre a doutrina cristã, mas também é bastante progressista em assuntos sociais.

No ano passado, ele se opôs à legalização do divórcio no país, e desafiou o governo, que tinha planos de distribuir a pílula do dia seguinte em larga escala.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais na especial sobre a sucessão do papa
  • Veja os principais nomes cotados na sucessão do papa
  • Leia o que já foi publicado sobre sucessão do papa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página