Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2005 - 02h37

Terremoto de 6,3 graus atinge a ilha de Sumatra

Publicidade

da Folha Online

Um terremoto com magnitude de 6,3 graus na Escala Richter sacudiu parte da ilha indonésia de Sumatra, no final da noite de sábado, informou o Instituto de Meteorologia e Geofísica local.

Ainda não há informações sobre mortes, danos ou feridos, mas vários moradores abandonaram o local temendo que a região seja novamente atingida por maremotos.

O epicentro desse tremor foi localizado a 107 km ao sudoeste de Gunung Sitoli, a principal cidade da ilha de Nias.

A região foi afetada no último 28 de março por um terremoto de 8,7 graus que deixou 17 mortos em Simeulue e mais de 600 na ilha vizinha de Nias.

Os tremores e as erupções vulcânicas são freqüentes na Indonésia, um imenso arquipélago situado no 'Cinturão de fogo' do oceano Pacífico.

Em 26 de dezembro passado, um terremoto de 9,3 graus na escala Richter, seguido de maremoto, deixou cerca de 273 mil mortos no sudeste asiático.


Vulcão

Na manhã do sábado, um vulcão em atividade e um terremoto de 5,5 graus na escala Richter também provocaram pânico em duas ilhas do arquipélago que forma a Indonésia, segundo informações oficiais.

A ilha de Sumatra foi abalada por um terremoto com epicentro localizado sob o mar a 256 km ao sudoeste da ilha Pariaman (Sumatra ocidental).

De acordo com as autoridades, o tremor, que não causou vítimas ou danos materiais, pode ser uma réplica dos recentes terremotos registrados na região.

No centro da ilha Sumatra, cerca de 43.000 pessoas tiveram que abandonar suas casas desde a terça-feira passada, quando o vulcão do monte Talang começou a expelir fumaça e cinzas, segundo fontes locais.

O monte Telang, de 2.599 metros de altura, está situado a cerca de 40 km ao leste de Padang, a capital da província de Sumatra Oeste, localizada no 'Cinturão do fogo' do Pacífico, região com cerca de 130 vulcões em atividade.

Com Associated Press

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos na Indonésia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página