Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2005 - 15h01

Para teólogos, Bento deve priorizar Europa e dar continuidade a João Paulo 2º

Publicidade

FABIANA FUTEMA
GABRIELA MANZINI

da Folha Online

Os teólogos acreditam que a escolha do cardeal alemão Joseph Ratzinger, 78, como novo papa vai representar uma virada da Igreja Católica Apostólica Romana para a Europa --continente em que o rebanho católico vem diminuindo de tamanho. Ratzinger --que substituirá João Paulo 2º-- usará o nome de Bento 16 como papa.

A própria escolha do nome Bento seria um sinal da vontade da igreja atuar mais firmemente na Europa. "Pela escolha do nome Bento 16, Ratzinger pode querer ter dado sinal de que vai se dedicar a 'recristianizar' a Europa, evidenciando uma preocupação com a região", disse dom Antônio Celso de Queirós, vice-presidente da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil).

"É muito significativa a escolha desse nome [Bento]. São Bento foi escolhido como padroeiro da Europa", afirmou dom João Evangelista Kovas, monge do Mosteiro de São Bento.

O mosteiros de São Bento foram responsáveis, em grande parte, pela evangelização na Europa e a manutenção da cultura latina e grega, após as invasões bárbaras, além de terem colaborado com a recuperação daqueles países por meio do desenvolvimento da agricultura.

Continuidade

Para os teólogos, Bento 16 deverá dar continuidade ao trabalho de João Paulo 2º à frente da Igreja Católica. "A escolha dele representa a ratificação do pontificado de João Paulo 2º. Ele foi o mentor teórico de João Paulo 2º", afirmou Afonso Maria Ligório Soares, professor de teologia da PUC-SP.

Justamente por isso, Soares acredita que a população católica não deve esperar por inovações na linha doutrinária da igreja. "Não se deve esperar por grandes mudanças. Ele deve dar prosseguimento ao trabalho que já era feito por João Paulo 2º."

Para dom Antônio Celso, da CNBB, a escolha de um europeu já era esperada. "A Europa ainda considera que os demais continentes estejam em desenvolvimento."

Segundo ele, são Bento tinha como lema "ora e trabalha".
A ordem fundada por ele é conhecida pela vida dedicada ao estudo e consagrada à Deus.

Leia mais
  • Ratzinger foi o guardião do extinto tribunal da Santa Inquisição
  • Bento 16 pede orações ao mundo em seu primeiro pronunciamento
  • Conclave elege o alemão Ratzinger para dirigir a Igreja Católica

    Especial
  • Leia mais na especial sobre Bento 16
  • Leia o que já foi publicado sobre sucessão do papa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página