Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2005 - 17h25

Para Alencar, Cláudio Hummes terá nova chance para ser papa

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Oline, em Brasília

A eleição do cardeal alemão Joseph Ratzinger, 78, escolhido hoje o novo chefe Igreja Católica Apostólica, não afastou a esperança do vice-presidente da República, José Alencar, de ver um papa brasileiro num futuro próximo.

'É claro que todos nós gostaríamos muito que [o papa escolhido] fosse o d. Cláudio Hummes. Porque ele também tem todos os méritos. Mas ele é jovem, ele só tem 70 anos. O atual papa, Bento 16, tem 78 anos. Então eu acho que o Dom Cláudio Hummes tem a sua chance', disse Alencar ao ser questionado se a escolha do cardeal alemão o teria decepcionado.

Alencar reconheceu que Ratzinger era favorito e disse que o novo papa saberá seguir o exemplo de "ecumenismo" deixado por João Paulo 2º, de quem ele foi "um auxiliar de primeira".

O vice-presidente disse não ter dúvidas de que Bento 16 saberá dar seguimento ao trabalho de João Paulo 2º para se tornar também um grande papa. "Agora ele é o Bento 16. Então o que nós queremos é desejar tudo de bom no seu trabalho à frente da Igreja. Então eu não tenho dúvidas de que ele sabe muito bem o ideal de João Paulo 2º e basta prosseguir aquele trabalho maravilhoso do papa João Paulo 2º para ele seja também um grande papa. É o que nós todos desejamos", disse.

Ao comentar a vitória do conservadorismo no conclave, com a escolha de Ratzinger, Alencar afirmou que hoje a Igreja tem estado mais aberta, prova disso seria o ecumenismo de João Paulo 2º, que aceitava a convivência com todas as religiões, mesmo as não cristãs.

Leia mais
  • Primeira viagem de Bento 16 deve ser à Alemanha
  • Confira as manchetes dos principais sites sobre a escolha do novo papa

    Especial
  • Leia mais na especial sobre Bento 16
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página