Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2005 - 17h32

Novo papa já visitou o Rio e ficou na casa de d. Eugênio

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

O novo papa, Joseph Ratzinger, já visitou o Brasil. Ele esteve hospedado na Residência Assunção, da Arquidiocese do Rio, onde reside d. Eugênio Salles, arcebispo emérito do Rio de Janeiro. Ratzinger esteve no Brasil em 1990 para participar de um encontro de atualização para os bispos brasileiros.

Segundo a professora Maria Cristina Sá, funcionária da Arquidiocese e consultora do Pontifício Conselho da Família, o tema da palestra de Ratzinger foi a função do munus (missão específica) papal na igreja do mundo de hoje.

O novo papa ficou hospedado na residência de d. Eugênio, no Sumaré, zona norte do Rio. A casa fica em um bairro isolado do Rio. Da residência de d. Eugênio é possível ver praticamente toda a cidade. Próximo à residência do cardeal, fica o morro do Turano (Rio Comprido).

Assim como o papa João Paulo 2º, Ratzinger mantém laços de amizade com o cardeal brasileiro. A visita durou dez dias. Nesse período, Ratzinger conheceu pontos turísticos da cidade como o Corcovado e a orla carioca.

Ratzinger chegou ao Rio no dia 22 de julho. Em entrevistas, ele criticou as teologias que se inspiravam no marxismo. O curso teológico foi marcado principalmente pela presença de representantes conservadores da igreja. Durante a visita, Ratzinger chegou a se encontrar com o rabino Henry Sobel, representante das entidades judaicas.

Sobre o novo papa, Sá afirmou que Ratzinger é uma pessoa de "fala mansa e doce, embora mantenha posições firmes". Tímido e discreto, o cardeal teceu elogios à beleza da cidade durante sua estadia.

Leia mais
  • Erramos: Novo papa já visitou o Rio e ficou na casa de d. Eugênio
  • Primeira viagem de Bento 16 deve ser à Alemanha
  • Confira as manchetes dos principais sites sobre a escolha do novo papa

    Especial
  • Leia mais na especial sobre Bento 16

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página