Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2005 - 18h18

Israel diz esperar que novo papa lute contra anti-semitismo

Publicidade

da Folha Online

O governo de Israel divulgou comunicado nesta terça-feira em que diz esperar que o alemão Joseph Ratzinger, escolhido novo papa Bento 16, esteja comprometido com a luta contra o anti-semitismo.

O ministro das Relações Exteriores israelense, Silvan Shalom, disse que a escolha de Ratzinger como novo líder dos católicos era bem-vinda.

"O ministro expressa sua esperança de que o papa, considerando sua experiência histórica, seja especialmente comprometida com a luta contra o anti-semitismo", afirmou em comunicado o ministro.

Há informações de que Ratzinger, nascido na Baviera, na Alemanha, em 1927, serviu na juventude hitlerista durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) como um membro compulsório.

No entanto, diversos biógrafos afirmam que Ratzinger nunca pertenceu ao Partido Nazista e que sua família se opôs ao regime de Hitler.

Em dezembro de 1932, devido às críticas abertas do pai de Ratzinger contra os nazistas, sua família foi obrigada a se mudar para Auschau am Inn, nos alpes da Baviera. Cinco anos mais tarde, com a aposentadoria de seu pai, a família de Ratzinger se mudou para Hufschlag, nos arredores da cidade de Traunstein (Baviera), onde Ratzinger passou a maior parte de sua adolescência.

João Paulo 2º ganhou simpatia dos judeus por pedir desculpas pela Igreja Católica não ter se pronunciado, entre outras coisas, contra o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Primeira viagem de Bento 16 deve ser à Alemanha
  • Confira as manchetes dos principais sites sobre a escolha do novo papa

    Especial
  • Leia mais na especial sobre Bento 16
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página