Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2005 - 08h42

Onda de ataques rebeldes no Iraque deixa 22 mortos em dois dias

Publicidade

da Folha Online

Ataques insurgentes em todo o Iraque deixaram ao menos 22 mortos nos últimos dois dias. Só nesta quarta-feira, sete pessoas morreram e mais de dez ficaram feridas em ataques. Três carros-bomba e um artefato explosivos foram detonados em diferentes pontos do território nesta quarta-feira, e rebeldes partiram para o confronto direto com as forças de segurança.

Ao menos 15 pessoas foram mortas nesta terça-feira, incluindo dois soldados americanos atingidos por uma bomba que foi detonada na capital Bagdá. Além disso,Sabawi Ibrahim al Hassan, meio-irmão do ditador iraquiano Saddam Hussein, e um de seus colaboradores, foi assassinado próximo a capital.

O primeiro ataque desta quarta-feira aconteceu perto de um comboio americano que patrulhava a prisão de Abu Ghraib [localizada nas cercanias de Bagdá]. Dois iraquianos foram mortos e cinco ficaram feridos, segundo fontes hospitalares.

Ao sul de Bagdá, dois outros carros-bomba explodiram logo depois. Um deles, destinado a destruir um comboio da polícia, acabou por atingir um veículo civil, matando duas pessoas e ferindo quatro, afirmou o capitão da polícia Falah al Muhamadwai. O outro foi detonado perto de um estacionamento no distrito de Dora, deixando quatro feridos.

No bairro de Sadr City, uma área pobre habitada majoritariamente por xiitas na capital, homens armados atiraram contra o policial Ali Talib, matando-o.

Durante a madrugada, rebeldes atacaram uma patrulha americana também na capital, deixando dois soldados mortos, e ferindo outros quatro.

Desde a semana passada, autoridades tem registrado um aumento da violência no Iraque, especialmente na região da capital.

Os ataques podem ser uma tentativa de minar as tentativas da Assembléia Nacional iraquiana de estabilizar o campo político no país, e iniciar a criação de uma nova Constituição.

Brasileiro

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta terça-feira que o brasileiro Luiz Augusto Branco ficou ferido em um atentado ocorrido no Iraque, no final de semana passado, e foi encaminhado para um hospital no Kuait.

Segundo o Itamaraty, Branco foi ferido após um ataque contra o comboio no qual viajava. O embaixador no Kuait, Mario Roiter visitou o brasileiro e disse que ele "sofreu queimaduras e fraturas, além de outros ferimentos", mas está consciente e seu estado de saúde é estável, de acordo com o texto.

Nos próximos dias, Branco deve ser transferido para outro país, para "prosseguir o tratamento".

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  • Leia o que já foi publicado sobre Saddam Hussein
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página