Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/04/2005 - 11h00

Ratzinger teve uma hemorragia cerebral em 91

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Quando era cardeal em 1991, Joseph Ratzinger sofreu uma hemorragia cerebral que o "deixou em repouso por um tempo, mas ele conseguiu se recuperar", afirmou ontem à rede de televisão CNN o vaticanista John Allen.

O cardeal de 78 anos, escolhido anteontem para ser o novo papa, agora "aparenta estar em ótimo estado de saúde", mas também está ciente que seu pontificado poderá não durar "muito tempo", disse Allen, autor da biografia "Cardeal Ratzinger: o Defensor da Fé do Vaticano". "Há dois anos, ele aparentava cansaço, mas parece ter superado isso."

Georg Ratzinger, irmão de Bento 16, como o novo papa escolheu ser chamado, questionou se alguém da idade dele tem condições de assumir o posto. Ele disse que estava convencido de que seu irmão não seria o escolhido. "Aos 78 anos, não é bom assumir um cargo que desafie a pessoa e suas existências mental e física", afirmou.

"Em uma idade que se aproxima dos 80, não é garantido que a pessoa possa trabalhar e levantar no dia seguinte." Allen disse que a saúde do papa é "boa" e "todos que trabalharam com ele e o viram nos últimos meses diriam que sua saúde parecia estar em boa condição."

"Por outro lado, não vamos nos iludir", disse Allen. "Aos 78 anos, é improvável que vejamos um outro pontificado que dure 26 anos, como o de João Paulo 2º."

Quando Ratzinger disse aos cardeais por que gostaria de ser chamado de Bento 16 "uma das razões de sua escolha foi o fato de Bento 15 ter tido um dos mais curtos pontificados do século 20", afirmou Allen à CNN.

Especial
  • Leia mais na especial sobre o novo papa
  • Leia o que já foi publicado sobre o novo papa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página