Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/04/2005 - 22h03

CIA manteve alemão preso por seis semanas no Afeganistão, diz NBC

Publicidade

da Folha Online

Funcionários da CIA, a agência americana de inteligência, mantiveram um cidadão alemão em uma prisão no Afeganistão por seis semanas mesmo depois que foi determinado que não era um aliado de Osama Bin Laden e apesar de uma ordem da conselheira de segurança Condoleezza Rice. As informações são da rede de TV americana NBC.

Autoridades na Alemanha investigam as reclamações de Khaled el-Masri, um libanês nascido na Alemanha que afirma ter sido raptado na Macedônia durante o Ano Novo em 2003 e voado para o Afeganistão.

Masri afirma que foi espancado e que injetaram drogas em seu corpo durante interrogatórios, por suspeita de que fazia parte da rede de terroristas de bin Laden

A rede de televisão, citando funcionários não-identificados dos EUA, afirmou que funcionários da CIA concluíram que Masri era o homem errado após seu passaporte ser provado legítimo. A rede afirmou que o então diretor da CIA, George Tenet, foi alertado desse erro.

Um representante da CIA não comentou a notícia. Ainda segundo a NBC, as autoridades da agência investigam o caso.

Al-Qaida

O governo espanhol vai levar amanhã a julgamento 24 suspeitos de pertencer ao grupo Al-Qaida, responsabilizado pelos atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA.

O grupo de 24 homens, a maior parte de sírios e marroquinos, devem assistir ao julgamento em câmaras à prova de balas no tribunal. A Espanha vai se tornar o segundo país, depois da Alemanha, a ter suspeitos ligados ao ataque pelo qual o grupo Al-Qaida é responsabilizado.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o grupo Al-Qaida.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página