Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2005 - 13h29

Sunitas pedem 7 cadeiras e rápida formação do governo iraquiano

Publicidade

da France Presse, em Bagdá

Personalidades sunitas se reuniram neste sábado com o vice-presidente iraquiano Ghazi al Yawer e pediram um posto de vice-primeiro-ministro e sete ministérios, além de solicitar uma reunião imediata com todos os protagonistas políticos para acelerar a formação do governo do Iraque.

"Para que os árabes sunitas não sejam responsabilizados pelo lamentável atraso na formação do governo, anunciamos nossa disposição de participar de um gabinete de união nacional a pedido da Lista Unificada Iraquiana [xiita] e da coalizão curda", declararam os participantes da reunião por meio de um comunicado.

O encontro reuniu em Bagdá os representantes de dois grupos sunitas --o Conselho para o Diálogo Nacional e a Frente das Forças Nacionais-- sem representação no Parlamento, que nesta sexta-feira estiveram com o presidente Jalal Talabani.

As personalidades sunitas ressaltaram que a demora na formação do governo é "insuportável para os iraquianos" e consideraram preocupante a degradação da situação em matéria de segurança, devido à "paralisia dos serviços de segurança e dos organismos estatais".

Eles propuseram uma "reunião em 24 horas entre todas as partes afetadas pela formação do governo para resolver a questão".

Um dos dirigentes sunitas, Saleh Motlak, afirmou que foi pedido um "mínimo de sete ministérios" e "um posto de vice-primeiro-ministro".

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre o novo governo iraquiano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página