Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2005 - 08h02

Descarrilamento de trem no Japão mata 50 e fere 300

Publicidade

da France Presse, em Amagasaki
da Folha Online

Ao menos 50 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas após um trem com sete vagões ter descarrilado e se chocado contra um veículo e um prédio residencial em Amagasaki (410 km a oeste da capital Tóquio), nesta segunda-feira.

O acidente foi um dos mais graves envolvendo o sistema ferroviário a ser registrado no país em décadas, segundo as autoridades locais.

AP
Bombeiros tentam retirar vítimas das ferragens. Veja mais imagens
Ao descarrilar, o trem --que carregava 580 passageiros-- primeiro bateu contra um veículo, e depois entrou no primeiro andar de um prédio residencial de nove andares, localizado a seis metros da linha ferroviária. Ainda não há informações se há moradores entre as vítimas, ou se havia pessoas dentro do carro atingido.

Segundo a agência de notícias Reuters, essa parte do prédio era usada como estacionamento.

As autoridades suspeitam que o condutor do trem, Ryujiro Takami, 23, acelerou a composição e não conseguiu fazer uma curva, o que provocou o descarrilamento de cinco dos sete vagões em Amagasaki, uma cidade de classe operária perto de Osaka e Kobe. Takami tinha 11 meses de experiência na função.

Segundo os depoimentos de vários passageiros, o trem estava atrasado em relação ao horário previsto porque havia passado sem parar por uma estação, e teve que retroceder para permitir a saída dos passageiros.

O Japão tem uma das redes ferroviárias mais extensas e seguras do mundo, que transporta quase 60 milhões de pessoas --cerca de metade da população do país-- por dia.

Investigação

"Este é um desastre horrível", disse no local do acidente o ministro dos Transportes Kazuo Kitagawa, que ordenou uma "investigação minuciosa".

As fotografias feitas no interior do trem mostram pedaços de metal quebrados pela força do choque. Dezenas de pessoas estavam no chão, poucas tentando se levantar.

A companhia ferroviária West Japan Railway (JR West) informou em um primeiro momento que a causa do acidente havia sido a colisão do trem com um carro em uma passagem de nível, mas uma investigação preliminar determinou que o trem descarrilou cem metros antes dessa passagem.

"Ainda não sabemos o que causou o acidente", disse o presidente da JR West, Takeshi Kakiuchi, em uma entrevista coletiva.

Histórico

Um dos piores acidentes de trens ocorrido no Japão aconteceu em 1962, quando 160 pessoas foram mortas após a colisão de três trens ao norte de Tóquio. No ano seguinte, mais 161 pessoas morreram quando outras três composições --duas de passageiros e uma de carga-- colidiram em Tsurumi.

Em 1972, um incêndio no vagão usado como restaurante de um trem que trafegava pelo túnel de Hokurikyu, a nordeste do Japão, deixou 30 mortos. Após 19 anos, um novo acidente envolvendo a malha ferroviária japonesa aconteceu: em Shigaraki, a oeste do país, 42 pessoas morreram em um acidente de trem.

Em 2000, outras cinco pessoas morreram e 33 ficaram feridas depois que um trem do metrô japonês colidiu com uma composição parada, na capital.

Leia mais
  • "Caí sobre um monte de gente", diz sobrevivente de acidente no Japão
  • Veja alguns dos piores acidentes de trens

    Especial
  • Veja galeria de imagens do acidente no Japão
  • Leia o que já foi publicado sobre descarrilamento de trens
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página