Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2005 - 21h37

Condoleezza defende fortalecimento da democracia na América do Sul

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, destacou hoje, durante sua visita ao Brasil, a importância do fortalecimento da democracia na América do Sul. A declaração foi uma referência sobretudo à situação política na Venezuela (um dos maiores fornecedores de petróleo para os EUA), onde seu presidente, Hugo Chávez, adota posturas consideradas hostis por Washington.

"Nós todos queremos que exista uma Venezuela livre e democrática. Não são questões entre os EUA e a Venezuela, ou entre o Brasil e a Venezuela, são questões de democracia", afirmou Condoleezza Rice.

O governo Lula tem dado apoio a Chávez, inclusive por meio de negociações comerciais entre os dois países, como por exemplo a construção de uma refinaria no Nordeste da Petrobras em parceria com a estatal venezuelana.

Questionado sobre a conversa que teve com a secretária americana sobre a Venezuela, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que não se esquivou de dar sua opinião. Segundo o ministro, os problemas devem ser discutidos pelo povo venezuelano, e a ajuda deve ser dada respeitando sempre a soberania do país.

Equador

Sobre a crise do Equador, cujo presidente foi deposto na semana passada, os governos brasileiro e norte-americano informaram, por meio de nota à imprensa que reiteram a resolução da OEA de 22 de abril de 2005 que "estimulou todos os setores políticos, sociais e econômicos do equador a fortalecer a governança e a garantir pleno respeito à ordem democrática, à moldura constitucional e ao estado de direito, por meio do diálogo e participação construtiva, e que instou a criação de uma atmosfera de entendimento que impulsionará a paz".

O ministro Celso Amorim disse ainda que informou à secretária que os objetivos realização da Cúpula dos Países Árabes e da América do Sul em Brasília prevista para o início de maio também são voltados principalmente para a área de cooperação, mas que se o encontro "puder ajudar no processo de paz, tanto melhor".

Além da reunião com o ministro Celso Amorim, Condoleezza Rice recebeu hoje os atletas brasileiros na Embaixada dos Estados Unidos, e encontrou-se com o ministro da Casa Civil, José Dirceu, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Condoleezza Rice
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página