Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2005 - 12h52

Chega a 29 o total de mortos em ataques múltiplos no Iraque

Publicidade

da Folha Online

A explosão de dez carros-bomba em sete regiões diferentes do Iraque, além de morteiros e ações com armas de fogo, deixaram ao menos 29 mortos e mais de 90 feridos nesta sexta-feira. Em nova ameaça, uma gravação atribuída ao terrorista jordaniano Abu Musab al Zarqawi promete mais ataques contra militares americanos.

As ações tiveram como alvo principalmente membros da polícia iraquiana. Os ataques ocorrem um dia após a Assembléia Nacional Interina do Iraque aprovar o novo gabinete de governo.

O mais grave dos atentados ocorreu quando quatro carros-bomba explodiram em Hawija, ao norte de Bagdá, capital iraquiana, segundo informações do chefe de polícia local Jalid al Jassan. A sexta-feira é um dia sagrado para os muçulmanos. Muitos ataques ocorrem quando fiéis estão reunidos em mesquitas para suas orações.

Thaier al Sudani/Reuters
Policial iraquiano olha carro-bomba em distrito de Bagdá
Os veículos explodiram nas proximidades de bases do Exército e da polícia Iraquiana. Entre os mortos há vários membros da segurança iraquiana.

Explosões com carros-bomba também ocorreram no distrito de Dora, sul do país, onde os alvo também foram postos da polícia iraquiana. Ainda em Dora, um menino de dez anos ficou gravemente ferido quando um morteiro caiu dentro de sua casa.

Em Al Davudi, no ocidente de Bagdá, rebeldes encapuzados abriram fogo contra uma patrulha policial e feriram um agente, disse o tenente tenente Mayid Zaki.

EUA

Um soldado dos EUA morreu e outros três foram levados a hospitais após também serem atingidos pela explosão de um carro-bomba no norte da capital iraquiana, segundo comunicado das autoridades militares.

Até o momento, o nome dos militares não foi divulgado.

Ontem um soldado norte-americano morreu e outros quatro se feriram na explosão de outro carro-bomba, desta vez perto de Jauiya, 249 ao norte de Bagdá, confirmou o Exército dos EUA.

Ameaça

Nesta sexta-feira, uma gravação supostamente feita pelo terrorista Al Zarqawi ameaça mais ataques contra membros das forças norte-americanas no Iraque, assim como contra colaboradores dos EUA.

Al Zarqawi é principal inimigo dos EUA em liberdade no Iraque. Por sua captura, o Pentágono oferece US$ 25 milhões.

A autenticidade da gravação de cerca de 18 minutos ainda não pôde ser verificada, mas, segundo especialistas, a voz é similar a de outras gravações feitas por Al Zarqawi.

O líder terrorista faz ameaças diretas a George W. Bush, presidente dos EUA. "Bush, nós não vamos descansar até que vinguemos nossa dignidade. Nós não vamos descansar enquanto seu Exército estiver aqui, enquanto nossas veias estiverem pulsando."

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre o futuro governo do Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página