Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/04/2005 - 18h11

Chanceleres de países vizinhos ao Iraque se reúnem em Istambul

Publicidade

da France Presse, em Istambul

Os chanceleres de países vizinhos ao Iraque se reuniram neste sábado em Istambul para discutir o processo político no país árabe e manifestar apoio ao novo governo de Bagdá.

O ministro das Relações Exteriores iraquiano, Hoshyar Zebari, em sua primeira missão estrangeira após ser designado para o cargo, se reuniu com seus colegas dos seis países vizinhos ao seu: Irã, Jordânia, Kuwait, Síria, Arábia Saudita e Turquia, além de Egito e Bahrein.

O primeiro-ministro do Iraque Ibrahim al-Jaafari, que pretendia comparecer ao evento, se viu obrigado a permanecer em Bagdá para concluir a formação de seu gabinete ministerial.

Jaafari divulgou na quinta-feira uma lista parcial que foi aprovada pelo Parlamento, mas criticada pela comunidade sunita.

Vários ministros importantes, entre eles o da Defesa e do Petróleo, estão ainda para serem nomeados.

Um porta-voz do Governo turco disse que as discussões de Istambul pretendem analisar a situação no Iraque depois das eleições e os próximos passos no processo político do país, incluindo a elaboração de uma Constituição e a organização das eleições de dezembro.

Os vizinhos do Iraque insistem na necessidade de estimular os sunitas, que boicotaram as eleições de janeiro e apóiam os rebeldes no país, a integrarem o processo político iraquiano.

"A participação de todos os grupos nas próximas eleições deve ser garantida", declarou o porta-voz.

Outro tema a ser abordado é o da segurança no Iraque, especialmente a necessidade de impedir a entrada em território iraquiano de militantes antiamericanos.

Acreditamos que os vizinhos do Iraque têm um crucial e importante papel na estabilização deste país e da região", declarou Zebari.

Bagdá acusou a Síria e o Irã de autorizarem os combatentes estrangeiros a cruzar suas fronteiras para penetrar no Iraque.

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre o governo do Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página