Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/05/2005 - 08h09

Tremores atingem ilhas indianas devastadas por tsunami

Publicidade

da Folha Online

Três terremotos moderados atingiram nesta quarta-feira o arquipélago de Andaman e Nicobar, na Índia, sem causar danos ou vítimas, segundo comunicado do Departamento de Meteorologia da Índia.

O tremor mais forte teve magnitude de 5,5 graus na escala Richter e aconteceu às 8h03 [0h03 de Brasília], minutos depois que dois outros terremotos, com magnitudes de 5,1 e 5,3 graus, atingiram o local. Todos tiveram epicentro localizado na baía de Bengala, perto da ilha de Car Nicobar.

Mais de cem réplicas [tremores secundários, de menor intensidade, que acontecem depois de um terremoto, liberando o restante da energia que não foi eliminado no tremor principal] atingiram as ilhas do arquipélago desde 26 de dezembro, quando um terremoto de 9 graus na escala Richter atingiu todo o sudeste asiático, deixando mais de 280 mil pessoas mortas ou desaparecidas em 11 países.

O tremor de dezembro também gerou os tsunamis [ondas gigantes] que varreram muitos vilarejos no arquipélago, localizado entre a Índia continental e a ilha de Sumatra (Indonésia), devastada pelas ondas.

Ao menos 10.749 pessoas morreram por causa do maremoto na Índia, e outras 5.640 ainda estão desaparecidas, a sua maioria nas ilhas de Andaman e Nicobar.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais na especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  • Saiba mais sobre a escala Richter
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página