Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2005 - 05h55

Berlusconi critica EUA por absolvição de envolvidos na morte de agente italiano

Publicidade

da Folha Online

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, voltou a manifestar seu descontentamento com o Exército dos EUA nesta quinta-feira. Ele declarou que a culpa dos soldados americanos pela morte do agente da inteligência italiana Nicola Calipari, em Bagdá, não pode ser rejeitada. No último sábado (30/04), o Exército absolveu os soldados, classificando a ocorrência como "um acidente trágico".

Nicola Calipari foi morto no dia 4 de março por disparos de soldados americanos quando seguia de carro para o Aeroporto de Bagdá, após obter a libertação da jornalista italiana Giuliana Sgrena, mantida como refém durante um mês no Iraque.

O primeiro-ministro diz discordar de algumas das conclusões dos investigadores do Exército dos EUA. Segundo a investigação, o veículo em que Calipari estava se aproximou do posto de controle e não reduziu a velocidade. Os soldados americanos no posto, então, agiram como manda o procedimento habitual. Sgrena e outro agente italiano ficaram feridos na ação.

Berlusconi, no entanto, fez questão de ressaltar que a divergência não vai afetar a relação de amizade entre a Itália e os EUA, nem vai interferir no tempo de permanência das tropas italianas no Iraque.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página