Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2005 - 12h14

Policiais investigam suspeita de fraude em eleições no Reino Unido

Publicidade

da Folha Online

Chefes de conselho do distrito de Aberdeen (Escócia) terão que investigar as denúncias de dez eleitores que reclamaram não ter recebido cédulas de votação por correio, apesar de estarem registrados para votar nas eleições gerais que acontecem nesta quinta-feira no Reino Unido. A informação foi publicada pelo jornal "The Times".

Cerca de seis milhões dos mais de 44 milhões de eleitores britânicos e norte-irlandeses devem votar pelo correio.

Os eleitores também tentaram ir ao centro de votação para votar, mas foram advertidos de que não poderiam fazer isso, já que só foram autorizados a votar via correio.

Essa não é a primeira denúncia de fraudes nessas eleições. Há 15 investigações policiais em andamento, envolvendo oito equipes policiais atualmente.

Suspeitas sobre o número de eleitores cadastrados para votar via correio acabaram por levar funcionários da comissão eleitoral a fazer várias denúncias policiais em muitos distritos. Em Bradford, detetives prenderam um conservador para interrogatório sobre as denúncias. Ele foi solto na noite desta quarta-feira.

Investigações

Segundo o "Times", o número de investigações deve aumentar hoje. Policiais estão a postos para investigar as denúncias, que envolvem roubos de cédulas, e denúncias de partidários sobre fraudes nos resultados.

A prisão de Bradford foi a segunda realizada na região de Yorkshire em 24 horas, aconteceu após denúncias do próprio jornal inglês sobre fraudes nos votos por correio.

Em Birmingham, onde a primeira corte eleitoral em mais de um século foi convocada neste ano para condenar cinco trabalhistas por combinar votos, a polícia visitou várias pessoas registradas para votar por correio em suas casas, para conferir se as cédulas tinham chegado.

A polícia de Birmingham também investiga a denúncia sobre um partidário trabalhista, que teria postado vários votos sob o nome de seus vizinhos. Ele nega as acusações.

Especial
  • Leia mais na especial sobre as eleições no Reino Unido
  • Enquete: a Guerra do Iraque pode afetar o Partido Trabalhista
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições britânicas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página