Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/05/2005 - 11h17

Ataque rebelde na capital do Iraque deixa 15 mortos e mais de 30 feridos

Publicidade

da Folha Online

Insurgentes realizaram um ataque neste sábado em uma praça central da capital iraquiana, Bagdá, que deixou 15 mortos e mais de 30 feridos. Segundo a Embaixada dos Estados Unidos, dois civis americanos estão entre as vítimas.

O atentado aconteceu na praça Tahrir, destruindo lojas e provocando incêndios em vários carros. Há restos de corpos mutilados pelas ruas, e bombeiros tentam apagar o fogo, que formou uma coluna de fumaça no ar.

A polícia iraquiana afirmou, previamente, que um carro-bomba havia explodido, mas o porta-voz da embaixada americana Adam S. Hobson, disse que dois veículos foram detonados pelos insurgentes, segundo a agência de notícias Associated Press.

Hobson também confirmou a morte de dois civis americanos que trabalhavam no Iraque para uma empresa privada.

Entre os feridos, estão cinco meninas iraquianas, que estavam perto da escola Al Aqida, que fica na praça.

O ataque deste sábado é parte de uma onda de violência que já matou cerca de 290 pessoas --a maioria soldados e policiais iraquianos-- desde que o primeiro-ministro Ibrahim al Jaafari anunciou a formação do novo governo iraquiano, em 28 de abril último.

O aumento da violência no Iraque é uma tentativa --por parte dos rebeldes sunitas-- de desestabilizar o novo governo democrático do país.

Nesta sexta-feira, carros-bomba explodiram em um mercado ao sul de Bagdá e também na cidade de Tikrit, ao norte, deixando ao menos 25 mortos. Além disso, policiais descobriram mais de 12 corpos em um depósito de lixo na capital.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  • Leia o que já foi publicado sobre americanos mortos no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página