Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2005 - 11h25

Conselho Mundial reúne 340 igrejas cristãs em Atenas

Publicidade

da France Presse, em Atenas

Cerca de 600 representantes de 340 igrejas cristãs de diferentes países participarão a partir desta terça-feira da 13ª Conferência do Conselho Mundial de Igrejas (WCC, da sigla em inglês), que acontecerá pela primeira vez na Grécia, sob patrocínio da Igreja Ortodoxa grega.

"É um sinal da abertura da igreja da Grécia", disse Alexander Belopopsky, porta-voz do WCC, uma instituição que busca promover "a unidade das igrejas cristãs".

"A realização inédita desta conferência na Grécia, um entorno dominado majoritariamente pelos ortodoxos, é significativo já que permitirá aprofundar as relações entre os ortodoxos e as outras igrejas e compreender mutuamente nossas divergências", afirmou a coordenadora do evento, Ruth Bottans, em uma entrevista coletiva.

Apesar disso, um grupo de ortodoxos gregos convocou um protesto para a tarde desta segunda-feira no centro de Atenas contra o WCC, que consideram uma "amálgama de heresias".

Criado por iniciativa de ortodoxos e protestantes no início do século 20, o WCC também inclui anglicanos e metodistas, enquanto a Igreja Católica participa apenas como observadora.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre conselhos mundiais da igreja
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página